Pular para o conteúdo principal

Limitar o tempo de alimentação durante o dia é dieta da moda

De tempos em tempos aparece uma nova dieta da moda. No momento, jornais internacionais falam da chamada "Time-Restricted Eating", que prega que você pode comer o que quiser, desde que respeite uma janela de horário e, mesmo assim, vai emagrecer.

O jornal britânico "Daily Mail" publicou nesta semana uma reportagem no qual um guru fitness defende essa dieta da moda . Ele fala que com apenas duas refeições por dia com todos os grupos alimentares é possível se alimentar bem e perder peso. Já o "Huffington Post" da Austrália traz um estudo que explica melhor esse tipo restritivo de alimentação .


A pesquisa está sendo feita pelo Mary MacKillop Institute for Health Research, da Australian Catholic University. A ideia é entender como o horário da alimentação defendido na ideia do "Time-Restricted Eating" influencia na saúde e na questão do peso.




Como funciona a dieta

Super Slim Fit Gel Lipo Redutor por um preço inacreditável.
Clique aqui e confira.
Evelyn Parr, responsável pela pesquisa, explica ao jornal australiano, que essa ideia não diz respeito a ingerir menos calorias, mas reduzir o horário que se deve comer. É uma espécie de jejum. Nesse caso, o tempo entre a última refeição do dia e a primeira será extendido. Por exemplo, no lugar de tomar café da manhã às 7h e fazer a ceia às 23h, a proposta é começar a se alimentar por volta de 10h e encerrar às 19h. "Tecnicamente você pode comer o que quiser, mas em uma janela menor", comenta a especialista. 
De acordo com Evelyn, o tempo que as pessoas geralmente ficam em jejum - durante a noite - é muito pequeno. "E quando temos uma população que consome cada vez coisas menos saudáveis e fazendo menos exercício, a falta do jejum é significativa", completa. 

Ela diz ainda que cuidar do horário da alimentação já será suficiente para eliminar calorias e ainda emagrecer, mesmo sem abandonar o que gosta e até mesmo as bebidas alcóolicas, graças a ajustes no relógio biológico. "Hipoteticamete, extender o período de jejum age em certos genes de forma a melhorar o metabolismo". 

A especialista cita um estudo que começou com dados de um aplicativo de celular. Perceberam que as pessoas, por conta de fotografias do que estavam comendo, passavam de 12 a 14 horas por dia se alimentando. A sugestão foi reduzir esse tempo para 10 a 12 horas. Não foi dito nada a respeito das calorias que deveriam ser ingeridas. Ao final do experimento, apenas com a redução do horário, houve emagrecimento. 

No estudo que ela lidera, a proposta é tomar café às 10h e jantar às 18h, cinco vezes na semana. Essas pessoas são comparadas com outras, que seguem uma dieta que vai de 7h às 22h. 

Evelyn diz que, apesar de ainda não ter finalizado a pesquisa, tem visto bons resultados e já indica a dieta da moda como uma alternativa de alimentação. 

Fonte: Meio Norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Médico cria playlist com melhores músicas para acordar

O topo da lista ficou com "Viva la Vida", do Coldplay Começa calma e vai se intensificando. Esta é a playlist especial criada pelo serviço Spotify em colaboração com o médico e psicólogo musical David M. Greenberg, da Universidade de Cambridge e da Universidade de Nova York, para ajudar as pessoas a acordarem da melhor maneira. Foram listadas 20 canções que, segundo o especialista , proporcionam um melhor despertar da mente. O topo é ocupado por "Viva la Vida", do Coldplay. Greenberg estudou os seguintes itens musicais considerados ideais para estimular a saída da cama: - Música que aumenta de intensidade: canções vigorosas não ajudam as pessoas a acordarem. A melhor opção é escolher músicas que começam sutilmente e aumentam o ritmo gradualmente.  - Positividade: uma vez acordado, é preciso estar motivado para enfrentar a rotina . Músicas com mensagens positivas ajudariam a dispersar sentimentos de irritação.  - Ritmo forte: Além das letras e

Hipertensão é a maior causa de partos prematuros não espontâneos

Pesquisa orientada pelo Caism da Unicamp envolveu 20 hospitais no Brasil.Mães contam experiência em partos prematuros e seus bebês em Campinas. Sofia nasceu prematura por indicação médica e viveu até 1 ano e 4 meses (Foto: Nauro Junior) A hipertensão nas gestantes é a causa de mais de 90% dos partos prematuros não espontâneos no Brasil, ou seja, aqueles que precisaram ser programados após indicação médica. A constatação foi feita por um estudo comandado pelo Hospital da Mulher (Caism) da Unicamp em  Campinas  (SP), que envolveu outros 19 hospitais de referência no país. O  G1  conversou com mães que passaram pela experiência de ter bebês nascidos desta forma e contaram como superaram os problemas.  [Conheça as  histórias  ao longo da reportagem] "A gente sabia que a hipertensão teria um papel central como motivadora, mas a expressividade como ela apareceu foi uma supresa. Estar presente em mais de 90% das indicações foi uma grande surpresa. Está entre as principais ca

Conheça prós e contras de se exercitar de manhã ou à noite

Praticar esportes logo cedo ajuda a estabelecer rotina sólida de exercícios Há explicações científicas para aqueles "hábitos estranhos" das pessoas que acordam cedinho de manhã ou só vão para a cama ao amanhecer. Quando o assunto é exercício físico , esses hábitos têm papel ainda mais importante, já que podem afetar a performance. Uma variável crucial é o ritmo circadiano, conhecido popularmente como relógio biológico - a forma como nosso corpo regula hormônios, temperatura corporal , ritmo cardíaco e outras funções essenciais. Tudo influencia o quão alerta - ou sonolenta - uma pessoa se sentirá em determinados momentos do dia. "Há correlações entre exposição à luz, estações (do ano) e características individuais", disse Luis Franco Banfonte, secretário-geral da Federação Espanhola de Esportes, ao serviço em espanhol da BBC. "Não dá para generalizar porque é algo pessoal." Há estudos indicando vantagens e desvantagens da prática de exe