Pular para o conteúdo principal

Enzima contra excesso de açúcar, possível arma contra o diabetes


https://www.riquezanatural.com.br

A descoberta de uma enzima que neutraliza os efeitos tóxicos do excesso de açúcar no organismo poderia abrir o caminho para novos tratamentos contra o diabetes e a obesidade.

A enzima, cuja existência entre os mamíferos antes era ignorada, regula a utilização da glicose e os lipídios por diferentes órgãos, explicam os pesquisadores liderados por Marc Prentki e Murthy Madiraju do centro de pesquisa do hospital da Universidade de Montreal (CRCHUM).

A descoberta desta enzima, chamada glicerol-3-fosfato-fosfatasa (G3PP), foi publicada na segunda-feira nas Atas da Academia Norte-americana de Ciências (PNAS).

Quando a glicose está anormalmente alta no organismo, o glicerol-3-fosfato derivado da glicose alcança níveis excessivos nas células que poderiam provocar danos aos tecidos.

"Verificou-se que o G3PP pode degradar a maior parte do excesso de glicerol-3- fosfato e desviar a célula, de modo que as células beta do pâncreas produtoras de insulina e os diversos órgãos são protegidos contra os efeitos tóxicos dos níveis elevados de glicose", explica Marc Prentki, professor da Universidade de Montreal.

A glicose e os ácidos graxos são os principais nutrientes das células dos mamíferos.

Seu uso nas células regula muitos processos fisiológicos, tais como a secreção de insulina no pâncreas e de glicose no fígado, assim como o acúmulo de lipídios no tecido adiposo e o metabolismo de nutrientes para a produção de energia.

A irregularidade destes processos faz com que a obesidade, a diabetes adulta (tipo 2) e doenças cardiovasculares.

A insulina é um hormônio-chave produzido pelas células do pâncreas para regular o uso de glicose e lipídios.

Se estas células são expostas a muita glicose e ácidos graxos, os próprios nutrientes tornam-se tóxicos e as alteram, provocando sua disfunção e, eventualmente, diabetes.

A enzima G3PP é fundamental para o bom funcionamento do metabolismo, já que é necessária tanto para a produção de energia como para a formação de lipídeos, dizem os cientistas.

Os resultados desta pesquisa oferecem uma nova alternativa terapêutica potencial contra a obesidade, o diabetes e a síndrome metabólica, estimam os investigadores.

Fonte: YAHOO NOTÍCIAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Médico cria playlist com melhores músicas para acordar

O topo da lista ficou com "Viva la Vida", do Coldplay Começa calma e vai se intensificando. Esta é a playlist especial criada pelo serviço Spotify em colaboração com o médico e psicólogo musical David M. Greenberg, da Universidade de Cambridge e da Universidade de Nova York, para ajudar as pessoas a acordarem da melhor maneira. Foram listadas 20 canções que, segundo o especialista , proporcionam um melhor despertar da mente. O topo é ocupado por "Viva la Vida", do Coldplay. Greenberg estudou os seguintes itens musicais considerados ideais para estimular a saída da cama: - Música que aumenta de intensidade: canções vigorosas não ajudam as pessoas a acordarem. A melhor opção é escolher músicas que começam sutilmente e aumentam o ritmo gradualmente.  - Positividade: uma vez acordado, é preciso estar motivado para enfrentar a rotina . Músicas com mensagens positivas ajudariam a dispersar sentimentos de irritação.  - Ritmo forte: Além das letras e

Hipertensão é a maior causa de partos prematuros não espontâneos

Pesquisa orientada pelo Caism da Unicamp envolveu 20 hospitais no Brasil.Mães contam experiência em partos prematuros e seus bebês em Campinas. Sofia nasceu prematura por indicação médica e viveu até 1 ano e 4 meses (Foto: Nauro Junior) A hipertensão nas gestantes é a causa de mais de 90% dos partos prematuros não espontâneos no Brasil, ou seja, aqueles que precisaram ser programados após indicação médica. A constatação foi feita por um estudo comandado pelo Hospital da Mulher (Caism) da Unicamp em  Campinas  (SP), que envolveu outros 19 hospitais de referência no país. O  G1  conversou com mães que passaram pela experiência de ter bebês nascidos desta forma e contaram como superaram os problemas.  [Conheça as  histórias  ao longo da reportagem] "A gente sabia que a hipertensão teria um papel central como motivadora, mas a expressividade como ela apareceu foi uma supresa. Estar presente em mais de 90% das indicações foi uma grande surpresa. Está entre as principais ca

Conheça prós e contras de se exercitar de manhã ou à noite

Praticar esportes logo cedo ajuda a estabelecer rotina sólida de exercícios Há explicações científicas para aqueles "hábitos estranhos" das pessoas que acordam cedinho de manhã ou só vão para a cama ao amanhecer. Quando o assunto é exercício físico , esses hábitos têm papel ainda mais importante, já que podem afetar a performance. Uma variável crucial é o ritmo circadiano, conhecido popularmente como relógio biológico - a forma como nosso corpo regula hormônios, temperatura corporal , ritmo cardíaco e outras funções essenciais. Tudo influencia o quão alerta - ou sonolenta - uma pessoa se sentirá em determinados momentos do dia. "Há correlações entre exposição à luz, estações (do ano) e características individuais", disse Luis Franco Banfonte, secretário-geral da Federação Espanhola de Esportes, ao serviço em espanhol da BBC. "Não dá para generalizar porque é algo pessoal." Há estudos indicando vantagens e desvantagens da prática de exe