Pular para o conteúdo principal

Rússia registra duas vacinas contra ebola, anuncia Putin

Até o momento, havia apenas vacinas experimentais, em fase de testes.Ministra da Saúde da Rússia diz que já recebeu encomenda da Guiné.

Imagem do vírus ebola observado em um microscópio eletrônico (Foto: Frederick Murphy/CDC via AP)

A Rússia registrou duas vacinas contra o vírus ebola, anunciou nesta quarta-feira (13) o presidente russo Vladimir Putin. A epidemia da doença na África Ocidental matou mais de 11 mil pessoas.
"Temos uma boa notícia. Registramos uma cura contra a febre ebola que (...) se revelou muito eficaz, mais eficaz até mesmo do que os tratamentos usados até agora em todo o mundo", declarou Putin, citado pela agência estatal Ria Novosti, durante um conselho de ministros em sua casa perto de Moscou.
Até o momento, não havia nenhuma vacina contra ebola com registro para uso em humanos, apenas vacinas experimentais, ainda em fase de testes.
Uma das vacinas russas foi concebida especificamente para as pessoas acometidas com o vírus HIV, "multiplicando por 35 a imunidade celular" do paciente, infirmou durante o conselho a ministra da Saúde, Veronika Skvortsova. A outra, "única no mundo", permite neutralizar em 100% o vírus e "não existe nada parecido em outro lugar", explicou.
Segundo a ministra, a Guiné, onde a epidemia começou antes de se espalhar para a Libéria e Serra Leoa, encomendou à Rússia vacinas para o próximo mês. De acordo com ela, o país está "pronto" para atender esta demanda.
Em outubro de 2014, a Rússia anunciou a criação de três vacinas contra o vírus ebola que ainda precisavam ser testadas.
Iniciada em dezembro de 2013 no sul da Guiné, a epidemia de ebola atingiu dez países, e segundo os números oficiais matou 11.315 pessoas de 28.637 casos registrados - um balanço considerado subestimado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Entre as vacinas sendo testadas contra o ebola, a VSV-EBOV - desenvolvida pela Agência de Saúde Pública do Canadá e cuja licença é detida pelos laboratórios americanos NewLink Genetics e Merck - foi a primeira a se mostrar eficaz, segundo as revistas médicas.

Fonte: G1
Measure
Measure

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Médico cria playlist com melhores músicas para acordar

O topo da lista ficou com "Viva la Vida", do Coldplay Começa calma e vai se intensificando. Esta é a playlist especial criada pelo serviço Spotify em colaboração com o médico e psicólogo musical David M. Greenberg, da Universidade de Cambridge e da Universidade de Nova York, para ajudar as pessoas a acordarem da melhor maneira. Foram listadas 20 canções que, segundo o especialista , proporcionam um melhor despertar da mente. O topo é ocupado por "Viva la Vida", do Coldplay. Greenberg estudou os seguintes itens musicais considerados ideais para estimular a saída da cama: - Música que aumenta de intensidade: canções vigorosas não ajudam as pessoas a acordarem. A melhor opção é escolher músicas que começam sutilmente e aumentam o ritmo gradualmente.  - Positividade: uma vez acordado, é preciso estar motivado para enfrentar a rotina . Músicas com mensagens positivas ajudariam a dispersar sentimentos de irritação.  - Ritmo forte: Além das letras e

Hipertensão é a maior causa de partos prematuros não espontâneos

Pesquisa orientada pelo Caism da Unicamp envolveu 20 hospitais no Brasil.Mães contam experiência em partos prematuros e seus bebês em Campinas. Sofia nasceu prematura por indicação médica e viveu até 1 ano e 4 meses (Foto: Nauro Junior) A hipertensão nas gestantes é a causa de mais de 90% dos partos prematuros não espontâneos no Brasil, ou seja, aqueles que precisaram ser programados após indicação médica. A constatação foi feita por um estudo comandado pelo Hospital da Mulher (Caism) da Unicamp em  Campinas  (SP), que envolveu outros 19 hospitais de referência no país. O  G1  conversou com mães que passaram pela experiência de ter bebês nascidos desta forma e contaram como superaram os problemas.  [Conheça as  histórias  ao longo da reportagem] "A gente sabia que a hipertensão teria um papel central como motivadora, mas a expressividade como ela apareceu foi uma supresa. Estar presente em mais de 90% das indicações foi uma grande surpresa. Está entre as principais ca

Conheça prós e contras de se exercitar de manhã ou à noite

Praticar esportes logo cedo ajuda a estabelecer rotina sólida de exercícios Há explicações científicas para aqueles "hábitos estranhos" das pessoas que acordam cedinho de manhã ou só vão para a cama ao amanhecer. Quando o assunto é exercício físico , esses hábitos têm papel ainda mais importante, já que podem afetar a performance. Uma variável crucial é o ritmo circadiano, conhecido popularmente como relógio biológico - a forma como nosso corpo regula hormônios, temperatura corporal , ritmo cardíaco e outras funções essenciais. Tudo influencia o quão alerta - ou sonolenta - uma pessoa se sentirá em determinados momentos do dia. "Há correlações entre exposição à luz, estações (do ano) e características individuais", disse Luis Franco Banfonte, secretário-geral da Federação Espanhola de Esportes, ao serviço em espanhol da BBC. "Não dá para generalizar porque é algo pessoal." Há estudos indicando vantagens e desvantagens da prática de exe