Pular para o conteúdo principal

Depressão é a doença que mais tira anos de vida saudável do brasileiro

De cada dez anos de vida saudável, ela leva um terço, pelo menos.A indicação do antidepressivo depende do diagnóstico correto.

A depressão é a doença que mais retira anos de vida saudável do brasileiro: de cada dez anos de vida saudável, ela leva um terço, pelo menos. Para falar sobre a doença e os principais tratamentos, o Bem Estar desta segunda (21) recebeu o psiquiatra Wagner Gattaz e o endocrinologista Bruno Halpern.
A indicação do antidepressivo depende do diagnóstico correto: primeiro, é preciso diferenciar tristeza de depressão. A tristeza tem relação com um fato específico, como uma perda, e sua cura é o tempo. A depressão é a perda do prazer em viver, muitas vezes sem relação com um fato triste. A pessoa perde interesse no que gostava de fazer e em aspectos básicos da vida, dormir, comer. Setenta por cento dessas pessoas manifestam algum pensamento suicida.
Outras causas de mudanças de humor
Antes de pensar na depressão, é preciso descartar outros fatores que causam humor deprimido, como falta de vitamina B12, hipotireoidismo e hipoglicemia no diabético idoso (causada por descontrole da doença). A reposição da vitamina e do  hormônio e correção dos níveis de glicose têm impacto positivo.
Como agem os antidepressivos
Os antidepressivos auxiliam em todos os níveis de depressão e melhoram a reação a eventos tristes da vida, reduzem pensamentos obsessivos e permitem que a pessoa tenha maior clareza dos sentimentos e ideias. Isso porque agem sobre os neurotransmissores do cérebro, substâncias que levam informações de um neurônio para o outro. É como se o neurotransmissor fosse uma carta e o neurônio, a caixa de correio. Os remédios aumentam os níveis de neurotransmissores, ou, em uma analogia, o número de cartas com boas notícias, com bem-estar. Além da indicação para a depressão unipolar também são usados, combinados a outros remédios ou não, em outros transtornos mentais, como o transtorno bipolar, em que a pessoal oscila entre crises depressivas e de mania.
O tratamento clássico com antidepressivos dura um ano e depois a dose é diminuída até a retirada completa da droga. Muitas vezes, é preciso tomar remédios o resto da vida, assim como ocorre em outras doenças crônicas. A questão não é se livrar dos remédios, mas sim ficar livre da depressão. Dependendo da droga, pode haver ganho ou perda de peso, redução da libido e retardamento da ejaculação e do orgasmo, além de sonolência e relaxamento muscular. O importante é fazer o melhor uso do remédio. Por exemplo, um paciente com dores no corpo e insônia vai ter benefícios do remédio que tem como efeito colateral a sonolência e relaxamento. Os remédios que tiram a libido podem ser gradualmente substituídos. O ganho de peso deve ser monitorado porque pode contribuir para doenças cardíacas e diabetes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Médico cria playlist com melhores músicas para acordar

O topo da lista ficou com "Viva la Vida", do Coldplay Começa calma e vai se intensificando. Esta é a playlist especial criada pelo serviço Spotify em colaboração com o médico e psicólogo musical David M. Greenberg, da Universidade de Cambridge e da Universidade de Nova York, para ajudar as pessoas a acordarem da melhor maneira. Foram listadas 20 canções que, segundo o especialista , proporcionam um melhor despertar da mente. O topo é ocupado por "Viva la Vida", do Coldplay. Greenberg estudou os seguintes itens musicais considerados ideais para estimular a saída da cama: - Música que aumenta de intensidade: canções vigorosas não ajudam as pessoas a acordarem. A melhor opção é escolher músicas que começam sutilmente e aumentam o ritmo gradualmente.  - Positividade: uma vez acordado, é preciso estar motivado para enfrentar a rotina . Músicas com mensagens positivas ajudariam a dispersar sentimentos de irritação.  - Ritmo forte: Além das letras e

Hipertensão é a maior causa de partos prematuros não espontâneos

Pesquisa orientada pelo Caism da Unicamp envolveu 20 hospitais no Brasil.Mães contam experiência em partos prematuros e seus bebês em Campinas. Sofia nasceu prematura por indicação médica e viveu até 1 ano e 4 meses (Foto: Nauro Junior) A hipertensão nas gestantes é a causa de mais de 90% dos partos prematuros não espontâneos no Brasil, ou seja, aqueles que precisaram ser programados após indicação médica. A constatação foi feita por um estudo comandado pelo Hospital da Mulher (Caism) da Unicamp em  Campinas  (SP), que envolveu outros 19 hospitais de referência no país. O  G1  conversou com mães que passaram pela experiência de ter bebês nascidos desta forma e contaram como superaram os problemas.  [Conheça as  histórias  ao longo da reportagem] "A gente sabia que a hipertensão teria um papel central como motivadora, mas a expressividade como ela apareceu foi uma supresa. Estar presente em mais de 90% das indicações foi uma grande surpresa. Está entre as principais ca

Conheça prós e contras de se exercitar de manhã ou à noite

Praticar esportes logo cedo ajuda a estabelecer rotina sólida de exercícios Há explicações científicas para aqueles "hábitos estranhos" das pessoas que acordam cedinho de manhã ou só vão para a cama ao amanhecer. Quando o assunto é exercício físico , esses hábitos têm papel ainda mais importante, já que podem afetar a performance. Uma variável crucial é o ritmo circadiano, conhecido popularmente como relógio biológico - a forma como nosso corpo regula hormônios, temperatura corporal , ritmo cardíaco e outras funções essenciais. Tudo influencia o quão alerta - ou sonolenta - uma pessoa se sentirá em determinados momentos do dia. "Há correlações entre exposição à luz, estações (do ano) e características individuais", disse Luis Franco Banfonte, secretário-geral da Federação Espanhola de Esportes, ao serviço em espanhol da BBC. "Não dá para generalizar porque é algo pessoal." Há estudos indicando vantagens e desvantagens da prática de exe