Pular para o conteúdo principal

Não tem repelente? Saiba como reduzir o risco de contágio pelo zika vírus


Calça e blusa longa ou mosqueteiro? Vitaminas do Complexo B ou telas nas portas e janelas? O UOL conversou com médicos para saber quais as alternativas de combate ao Aedes aegypti – já que, em tempos de zika vírus, um dos causadores da microcefalia, os repelentes industriais andam em falta no mercado.
Os médicos foram enfáticos, orepelente industrial ainda é o mais indicado contra o mosquito, mas nem ele é 100% eficaz. Combinadas, no entanto, algumas dessas soluções podem afastar os insetos e reduzir o risco de contágio de zika, dengue, chikungunya e febre amarela, todas doenças transmitidas pelo mosquito.
Confira, a seguir, quais as armas apontadas pelos médicos para evitar o mosquito Aedes Aegypti.

Velas ou essência à base de citronela

Não é incomum associar a citronela como repelente natural de mosquitos e pernilongos. Para o professor de imunologia e alergia da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) Esper Kallas, no entanto, a medida auxilia, mas tem eficiência limitada. 
"Não há uma 'bala de prata' contra o Aedes aegypti", explica. Segundo ele, mesmo os repelentes tópicos recomendados pelo Ministério da Saúde reduzem, mas não eliminam o risco de picadas. "Os repelentes naturais, como a citronela, são ainda mais limitados." 
Nancy Bellei, da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), diz que os repelentes naturais têm ação por um tempo curto --os industriais duram de quatro a dez horas. "Repelentes naturais como a citronela agem por cerca de 20 minutos e evaporam; talvez em ambientes fechados até sejam um pouco mais eficazes".

Telas nas portas e janelas

O uso de telas nas portas e janelas pode servir como barreira para o mosquito em ambientes fechados - mas apenas dentro deles, vale lembrar. Quem explica é o epidemiologista Expedito Luna, da Faculdade de Medicina Tropical da USP: "Selar portas e janelas com telas é eficiente – isso já foi verificado, por exemplo, em cidades norte-americanas". A medida só eficiente com as janelas e portas fechadas. 

Calças e blusas de manga longa

O uso de calças ou blusas de mangas longas até dificulta o trabalho do Aedes. A questão, porém, é proteger também as áreas que ficam sem cobertura, como rosto, pés e mãos.  "Pode até ajudar, mas é pouquíssimo prático e pouco viável a pessoa conseguir esconder o rosto, os pés e as mãos. A menos que use repelente industrial junto, ou a citronela, a cada 20 minutos", indica Nancy, professora da Unifesp.

Mosqueteiros

O uso de mosqueteiros é considerado eficiente, sobretudo para bebês. Kallas, coordenador dos testes da vacina contra a dengue, enfatiza: "Tanto ele quanto a tela são válidos, só que a pessoa teria que ficar restrita à área onde essas estruturas estejam instaladas. Quando ela sai para a área externa, porém, volta a dificuldade."

Repelentes de tomada

Da mesma forma que a citronela, repelentes de tomada – líquidos ou sólidos – podem ajudar momentaneamente a afastar o Aedes, ainda que não sejam 100% eficazes. Quem afirma é o pesquisador da USP Esper Kallas.

Complexo B e ar-condicionado

Ingerir vitamina B12 ou Comblexo B não afasta o mosquito. "Isso não funciona. O que a pessoa pode fazer para minimizar o risco, caso não tenha o repelente industrial, é ligar o ar condicionado a 16° C ou 18° C, porque a menor temperatura diminui o batimento das asas do mosquito", orientou a infectologista da Unifesp.

Combate a criadouros do mosquito

A orientação de todos os médicos sempre é de evitar possíveis focos de criação do mosquito. Proteger recipientes usados para guardar água, tirar da chuva objetos que possam acumular líquido, usar areia nos vasos de plantas estão na lista de dicas. O cuidado vale ainda mais para gestantes, pois até o momento os casos de má-formação cerebral (microcefalia) confirmados foram em mulheres que tiveram zika nos primeiros meses da gravidez. 
"Se a paciente está grávida e mora em área de infestação, o ideal seria que ela conhecesse as áreas onde tem o mosquito para que promovesse a limpeza delas. É preciso falar com vizinhos. Agora, se isso é no local onde ela trabalha, complica um pouco – mas é preciso lembrar as pessoas que essas doenças dependem muito da conscientização pública de cada uma delas", diz a infectologista da Unifesp.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Médico cria playlist com melhores músicas para acordar

O topo da lista ficou com "Viva la Vida", do Coldplay Começa calma e vai se intensificando. Esta é a playlist especial criada pelo serviço Spotify em colaboração com o médico e psicólogo musical David M. Greenberg, da Universidade de Cambridge e da Universidade de Nova York, para ajudar as pessoas a acordarem da melhor maneira. Foram listadas 20 canções que, segundo o especialista , proporcionam um melhor despertar da mente. O topo é ocupado por "Viva la Vida", do Coldplay. Greenberg estudou os seguintes itens musicais considerados ideais para estimular a saída da cama: - Música que aumenta de intensidade: canções vigorosas não ajudam as pessoas a acordarem. A melhor opção é escolher músicas que começam sutilmente e aumentam o ritmo gradualmente.  - Positividade: uma vez acordado, é preciso estar motivado para enfrentar a rotina . Músicas com mensagens positivas ajudariam a dispersar sentimentos de irritação.  - Ritmo forte: Além das letras e

Hipertensão é a maior causa de partos prematuros não espontâneos

Pesquisa orientada pelo Caism da Unicamp envolveu 20 hospitais no Brasil.Mães contam experiência em partos prematuros e seus bebês em Campinas. Sofia nasceu prematura por indicação médica e viveu até 1 ano e 4 meses (Foto: Nauro Junior) A hipertensão nas gestantes é a causa de mais de 90% dos partos prematuros não espontâneos no Brasil, ou seja, aqueles que precisaram ser programados após indicação médica. A constatação foi feita por um estudo comandado pelo Hospital da Mulher (Caism) da Unicamp em  Campinas  (SP), que envolveu outros 19 hospitais de referência no país. O  G1  conversou com mães que passaram pela experiência de ter bebês nascidos desta forma e contaram como superaram os problemas.  [Conheça as  histórias  ao longo da reportagem] "A gente sabia que a hipertensão teria um papel central como motivadora, mas a expressividade como ela apareceu foi uma supresa. Estar presente em mais de 90% das indicações foi uma grande surpresa. Está entre as principais ca

Conheça prós e contras de se exercitar de manhã ou à noite

Praticar esportes logo cedo ajuda a estabelecer rotina sólida de exercícios Há explicações científicas para aqueles "hábitos estranhos" das pessoas que acordam cedinho de manhã ou só vão para a cama ao amanhecer. Quando o assunto é exercício físico , esses hábitos têm papel ainda mais importante, já que podem afetar a performance. Uma variável crucial é o ritmo circadiano, conhecido popularmente como relógio biológico - a forma como nosso corpo regula hormônios, temperatura corporal , ritmo cardíaco e outras funções essenciais. Tudo influencia o quão alerta - ou sonolenta - uma pessoa se sentirá em determinados momentos do dia. "Há correlações entre exposição à luz, estações (do ano) e características individuais", disse Luis Franco Banfonte, secretário-geral da Federação Espanhola de Esportes, ao serviço em espanhol da BBC. "Não dá para generalizar porque é algo pessoal." Há estudos indicando vantagens e desvantagens da prática de exe